segunda-feira, 31 de maio de 2010


Surgimento do nome HAPKIDO:


Quando finalmente a Coreia libertou-se do domínio japonês alguns mestres resolveram então unir os conhecimentos tradicionais aos conhecimentos obtidos com as artes marciais japonesas e criaram as artes marciais modernas cujas mais importantes são o Hapkido e o Taekwondo.

O primeiro mestre a usar o termo Hapkido foi Yong Sool Choi (1904-1986), que desenvolveu o Hapkido tradicional combinando artes marciais antigas com Aikijujutsu Daito Ryu do mestre Takeda. O HAPKIDO – HANKIDO:Em 1959, o mestre Jae Nam Myong (1938-) montou uma academia na Coreia ministrando o Hapkido.

O seu Hapkido além das técnicas tradicionais trazia as técnicas de movimento circular muito difundidas pelo Aikido, culminando na arte do HAPKIDO da MOO SOOL CHAE JO. Esta tem as 24 técnicas finais básicas que são divididas em 2 grupos iguais, ainda que opostos, que formam uma expressão magnífica dos princípios do universo.

Exactamente como as possíveis variedades do Hangul (a escrita coreana) chegaram ao fim pelo equilíbrio dos aspectos positivos e negativos das suas vogais e consoantes, então as possibilidades terminarão quando as artes do céu e da terra se equilibrarem.

O nome Hapkido foi escolhido em 1959, e foi usada desde então. A palavra pode ser traduzida como "Caminho do Poder Coordenado". Em que, "HAP" significa união ou coordenado, "KI", energia mental e/ou física, e "DO" significa, modo de vida, ou "caminho" ou "modo" de coordenar sua energia mental e espiritual.

A HISTORIA DO HAPKIDO


As origens:
Os mais antigos relatos de artes marciais na Coreia datam do século III a.C. Foram introduzidas com o Budismo em 372 a.C. são parte de uma herança cultural da dinastia Shilla, fundada por Saint Tankum na era dos três reinos (SAN KUK SI).

No início eram praticados exercícios físicos primitivos visando a auto protecção e segurança pessoal. Este conhecimento era exclusividade das altas hierarquias dos monges, das famílias nobres e oficiais reais. Não havia prática nas camadas populares.

Pode-se notar a influência do budismo e das artes marciais na cultura antiga pelas pinturas da época, famosos quadros como SI CHONG MU IN, KONG SONG, KAK JU CHONG retratam lutas entre guerreiros. Com o passar dos séculos as técnicas sofreram evolução gradual combinando técnicas militar com dança, tornando-se um método de treinamento físico e mental.

Quando o entendimento e a apreciação da arte aumentaram, ela tornou-se o principal método dos membros da jovem HWARANG nos campos de educação física e espiritual. Estes melhoraram a refinada arte da ginástica interior (HWAL em SIM BANG e DO em BUP) através de técnicas espirituais e filosóficas do famoso Sábio CONFÚCIO, e do mestre do KI, YI TOEKYAE, dinastia YI.

Seu propósito era preparar os futuros líderes nacionais através de um rígido treinamento.Através dos séculos a arte e ginástica militar sofreu um processo contínuo de refinamento e sofisticação.
Influência Japonesa:No início deste século as artes marciais coreanas sofreram influência japonesa devido a ocupação da Coreia pelo Japão e a proibição da prática de artes marciais coreanas durante a dominação japonesa.As artes marciais coreanas passaram a ser treinadas secretamente, e foi introduzida a prática obrigatória de artes marciais japonesas como JUDÔ, KARATÊ, AIKIJUTSU entre outras.